Voluntariado.

Beleza conjunta – Dia Internacional do Voluntariado.

Hoje, 05 de dezembro, é comemorado o Dia Internacional do Voluntariado. Esse dia foi estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) desde 1985.  

Eu escrevi esse texto abaixo em 2001 para uma apresentação escolar da minha irmã. Além dos meus cabelos brancos, poucos fatos mudaram…

Nós jovens da cuca, estamos aqui reunidos para falar de realidade:

• Os filhos do aborto clandestino

• O féu da corrupcão

• A violência aguda que germina

• O véu da ingratidão

• Que geracão a nossa

• Sem fonte de inspiração

• O ensino caiu

• A violência subiu

Nós jovens da cuca, estamos falando de realidade:

• Olhe o mendigo jogado aos seus pés

• Ouça o grito seco da sede das crianças do nordeste

• Sinta o odor da tua indiferença

• Toque no coração de um drogado

• Preserve o verde que te sustenta

Fale para o mundo que podemos mudar

Fale para você mesmo vamos começar

Voluntariado a diferença está em nós.

Lembro que umas das Tags que respondi aqui, na qual disse que eu gostaria de ser “voluntária sem fronteiras“, uma alusão aos médicos sem fronteiras.  Fiquei pensando no que isso significava: um sonho de ajudar os outros sem nada em troca, não importando com o tempo, com o espaço, com os limites. Por enquanto, luto com essa incapacidade de sair do lugar, me sinto pequena…entre a ficção e a realidade. O desejo de mudar o mundo e o não fazer nada…

Ser gentil, ter ética e respeito são características que já devem fazer parte do nosso dia a dia. Mas ser voluntário é mais, se doar ao outro, à natureza, à uma causa social é expandir nossa capacidade de vida. É dizer sim eu me importo e faço algo para um mundo melhor. 

Confesso que esse é um dos meus maiores dilemas que tenho que resolver para a completude. Não tive sucesso e nem preparo para a minha única tentativa de ser voluntária, alguns anos atrás, atendendo crianças carentes nas atividades escolares. A violência, o desinteresse, as limitações desde alimentos até a falta de colo. E outros fatores me assustaram. Aprendi que para ser voluntário não basta só força de vontade, como também preparo, conhecimento e apoio para continuar o trabalho.

Por isso, quero cumprimentar todos aqueles que diferente de mim, já atuam como voluntários ajudando a humanidade e levando esperança. E digo que um dia quero ser gente como vocês!

Também quero deixar minha admiração para dois blogues que sigo 

Equipe Obrigada – eles trabalham com conserto de brinquedos doados e/ou quebrados para doar para crianças carentes,  especialmente no Natal. Sustentabilidade e alegria infantil 👏👏👏

Vida Intensa Vida – da Alda, vira e mexe ela põe fotos de sua atuação lá por Minas Gerais. 😍

Aos que estão na procura como eu, citarei duas dicas:

Um exemplo que vi outro dia na estação do trem: uma mulher recolhia o lixo que via no chão e colocava na lixeira. Simples assim!

Outro é o serviço de Voluntário Online da ONU, online isso mesmo que leu, é o mundo tecnológico. Essa dica encontrei aqui no blog Pausa para Refletir.  

Agora voltando o assunto para você, pode nos contar 

  1. Quais entidades que promovem o voluntariado que você lembra?
  2. Pode nos contar alguma experiência com voluntariado?

Lembrei do Greenpeace, S.O.S Mata Atlântica, Oxfam, Médicos sem Fronteiras, Cruz Vermelha, CVV.

Abraços 🙋🏽‍♀️


 

11 comentários

  1. Sempre quis ser voluntária! Sempre! Mas a gente vai adiando as coisas, deixando outras prioridades tomarem conta da gente, trabalho, família. Comecei aos 50 anos, logo que me aposentei. E hoje digo que deveria ter começado antes, apesar de saber que tudo tem a hora certa, e a hora certa pra mim pode não ser a do outro. Faço parte do grupo Carinhólogos Solidários que faz visitas a asilos carentes e Abraços Grátis na região hospitalar de Belo Horizonte. Aos asilos levamos carinho, atenção, tempo, distração e doações materiais. À região hospitalar levamos abraços para aqueles que sofrem nas recepções e ambulatórios de hospitais. E repito o que sempre digo aqui: eles ganham, mas eu sou a maior beneficiada. Quem tem essa vontade, sugiro que não deixe para depois. Bjs. Obrigada, Cristileine! Você saberá a hora de começar.♥

    Curtido por 1 pessoa

  2. Eu sou voluntária na Bélgica. Dou 2hs por semana da minha vida para diminuir a pegada ecológica que outros deixam. Faz-me um bem enorme. Não dou mais horas pq não consigo. Chego à casa super satisfeita, e super cansada.
    Algumas pessoas sorriem, outras já vieram agradecer. A câmara da cidade, o equivalente a uma prefeitura, tb já me enviou cartão de agradecimento.
    Nos encontramos algumas vezes na sede. Lá um mapa com pontos que são a morada de cada voluntário.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Você faz autônoma ou faz parte de um grupo? Como soube desse trabalho? Deve ser parecido com a da mulher do trem que eu disse no texto. É uma boa ideia, pois, não precisa falar🤣 a língua ainda está sendo um empecilho para mim aqui, mas estou estudando. Parabéns pela iniciativa.

      Curtir

  3. Foi divulgado pela empresa responsável pelo lixo e também já tinha visto num site só com vagas para voluntários.
    Eu faço sozinha quanto e quando eu quiser. No entanto, há na minha cidade 77 pessoas. Toda a região tem mais de 300 pessoas.
    Fizeram-me seguro de vida, e entregaram colete fluorescente, luvas, um saco de tecido p levar coisas pessoais como celular, água, e um equipamento que na ponta agarra coisas, e claro sacos. Envio email qdo tenho sacos cheios e passam para pegar toda quinta a tarde. Não é preciso saber a língua. Foi divulgado o projeto para população, e qdo me reconhecem sorriem, agradecem e trocam uma palavrinha.
    Faço pq gosto de tudo que envolve natureza, é uma forma de caminhar e ser útil ao mesmo tempo, pois não gosto de caminhar sem um objetivo. E, faz muito bem à minha cabeça, obriga-me a sair mesmo qdo o tempo está cinzento.
    Um dia pretendo fazer um post sobre isso.
    Talvez, depois do nosso próximo convívio em janeiro.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Sei que um website que chamam voluntários na Alemanha. Não sei se há algum projeto idêntico a este.
    Eu tinha outras 2 propostas. Uma era num mini supermercado para ajuda aos imigrantes, assim a proposta era ajudar na cafetaria. A outra era parecida, sendo q num bar tb de apoio social. O horário não era compatível com o meu.
    Há no hospital, por exemplo, a ir nos quartos saber quem gostaria de ler. Está ligado com a biblioteca do hospital.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário