Amizade e seus risos gratuitos. 

Esse fim de semana recebi um amiguinho do meu filho para sleepover (dormindo fora de casa). Isso é um costume comum ao qual aos poucos estou me habituando. 

Mães brasileiras são conhecidas como muito protetoras aqui na Alemanha, eles não se conformam como eu ainda não deixo meus filhos (na casa dos 10 anos) irem para a escola sozinhos de trem. Mas esse não é o assunto…

O papo de hoje é amizade. Gente esses meninos riam tanto e tanto, que fiquei feliz só sendo espectadora, risos gratuitos, risos de nada, risos pelo simples fato de estarem juntos. 

Lembrei de quando tinha essa idade, e como a presença do outro era meu maior presente. Agradeci por ter filhos por me fazer reviver tais momentos. Pensei que por vezes o sorriso mora em a gente se permitir estar de bobeira. 

A vida tem ficado muito séria. Tanto que nem sentimos a boa energia de quem está ao lado. 

De tão perto, vi um tentando fazer graça para o outro, mas nem precisava, porque de fato eles estavam rindo para si mesmo, irradiando o bem estar de ter alguém por perto no qual podiam se espelhar em forma, gosto e intensidade de viver. 

Viva a toda amizade que tem gosto de *fraternidade. 

Viva a toda amizade que dorme na casa da simplicidade. 

VIVA, viva, viva, hoje ela reviveu aqui!

*fra·ter·ni·da·de 

(latim fraternitas-atis)

1. Parentesco de irmãos ou irmãs. 

IRMANDADE

2. União ou .afeto entre irmãos.

 CONFRATERNIDADE

3. Amor ou .afeto em relação ao próximo.

 FRATERNIZAÇÃO

4. Boa convivência ou harmonia entre as pessoas. FRATERNIZAÇÃO


 in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa 

21 comentários

  1. Que belo texto Cristileine. Ontem mesmo comentávamos sobre isto durante uma festa. Vi meus filhos (agora adultos) gargalhando com seus amigos ao se encontrarem, igualzinho na infância como se o tempo não tivesse passado. Sempre permiti que meus filhos dormissem na casa de seus amigos e vice-versa. Assim como você, fiquei de espectador observando os risos e agradecendo por vivenciar aquele momento com eles. “…Viva a toda amizade que dorme na casa da simplicidade”… que maravilhosas são estas palavras tuas. Só me resta gritar “VIVA, viva, viva”.
    Feliz por você estar vivenciando tudo isto… um grande beijo no coração!

    Curtido por 2 pessoas

  2. Lendo seu texto me bateu uma saudade de ser criança… É triste se ver que conforme vamos crescendo, há limitações até para o sorriso, o quanto andamos sérios e preocupados pelas ruas sem ter mais ideia do que é apreciar e se divertir… Obrigada por essa reflexão ♥ beijoos e paz!

    Curtido por 3 pessoas

  3. Infelizmente eu não tive roda de amigos quando criança, então cresci solitário, praticamente sem outros de minha idade para brincar, principalmente conversar sobre a vida. As crianças elas veem coisas que deixamos de ver quando adulto (eu acho), então as conversas são extremamentes profundas mesmo na ingenuidade. Não por acaso eu amo o filme “conta comigo” que passou diversas vezes na tv aberta, que fala sobre essa interação que as crianças (e pré- adolescentes) têm um com o outro. “Que saudades que eu tenho da aurora de minha vida que os tempos não trazem mais”. Eu tive solidão, porém, de certa forma, a vida é irônica e esse lado solitário é parte importante de mim agora. De qualquer forma queria ter tido amigos, verdadeiros amigos quando criança…

    Curtido por 1 pessoa

    1. Bruci, nos meus primeiros posts meus comento disso. Por um problema congênito nas pernas, passei parte da infância e adolescência sem andar, logo não tive fortalecido o hábito de socialização e nem de atividade física. O que por vezes me faz falta, e por outras me faz lidar bem com a solidão. Como diz minha psicóloga Bruci, cada um tem sua história, a qual é única, e que se contada pode acrescentar a vida de alguém. Obrigada por seu comentário, me fez pensar lá longe.🙋🏽‍♀️

      Curtido por 1 pessoa

      1. Eu que agradeço por tu compartilhar sua história de vida no seu blog porque isso faz as pessoas se conectarem umas as outras. Eu demoro, mas assim que posso leio os posts que faz que são sempre interessantes e importantíssimos. =)

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário