Mais um.

Semanas atrás, meu marido e minha filha foram ao Salão do Automóvel de Frankfurt. Na volta para casa eles trouxeram muita coisa na bagagem. Ela um monte de brindes que distribui para todos e cansaço nas pernas. Ele revistas, panfletos, 365 fotos e sonhos. Gostei muito das fotos, especialmente porque não vi aquele bando de moças lindas, com seus vestidos degotados, expondo os carros (e muito mais) como no Salão do ano passado, haha. Estão evoluindo nos conceitos, ou, estou ciumenta e invejosa?  Deixa pra lá. Falarei de uma das fotos que realmente mexeu comigo: a da kombi do futuro. Mais um lançamento.

Esse veículo promete ser mais potente que a Kombi dos anos 50, pudera né, como também ser elétrico com capacidade de 434km de bateria, a qual se recarrega 80% em 30 minutos. Outra vantagem que será autônomo, ou seja, dispensar motorista. O que no meu caso é um benefício para a humanidade. Sendo o banco do motorista rotativo para formar uma sala de estar com mesa e tudo. Então, imaginem só o quanto rodamos nessa conversa em casa.

De tudo, lembrei de quando eu era criança íamos com meu tio na velha Kombi pelas curvas da estrada de Santos. Quanta confusão e diversão. Meu tio morreu carbonizado nela… 

Seguindo, sonhamos acordados com o futuro numa casa móvel, tendo o mundo como playground. Amarelo distante nos chamando para uma vida mais sustentável e livre. Fiquei pensando como seria morar num espaço tão limitado e de rodas, fora toda parafernália tecnológica. O tal estilo minimalista divulgado hoje. Logo, a realidade chamou a vida prática: água, esgoto, eletricidade, etc. Ufa…

Aqui na Europa é comum algumas famílias terem motorhomes e irem acampar em seus tempo livre. Fomos atrás de alugar uma para sentir essa experiência, descobrimos muitas coisas que desistimos, por enquanto, como preço mais alto que algumas diárias de hotel;  não é em qualquer lugar que pode dirigir e estacionar nas cidades (vagas aqui é um caos); os campings lotam nessas datas, então, reservas antecipadas são necessárias. Uma vez, por incentivo da criançada, e vontade de estar do ladinho da natureza, fomos acampar de carro mesmo. Deu tudo certo, foi ótimo!

Assim, ainda almejamos algo como esse conceito de veículo que nos dê mobilidade e lar, sem as amarras de um lugar fixo, sem as demandas das grandes cidades, sem vaidade, acumulação, e  infinitas tarefas domésticas. Para ver se a carga fica menos pesada.

Tudo para ficar mais perto da natureza: o som dos pássaros, o fluxo da água, o amado verde, a descoberta de paisagens e pessoas nativas. Vemos que o estar livre é muito mais que uma questão de tempo, é de responsabilidade e desapego, coragem e pé na estrada.

• Atenção, esse texto é baseado na minha família que está acostumada a mudar constantemente, conforme os encargos que nos são atribuídos. Nada impede que esse encontro com “o veículo interior” seja dentro do seu lar, na sua cidade, em você. 

• KOMBI – Do alemão Kombinationsfahrzeug. Semelhante a Variant, quer dizer veículo combinado ou combinação do espaço para carga e passeio (Fonte: site Volkswagen). 

Leiam bem, combinação de carga e passeio, equilíbrio para a vida.

• Espero que até o lançamento dessa nova Kombi a Volkswagen se redima de todo mal que fez ao meio ambiente,  poluindo nosso ar mais do que deveria, no caso do “dieselgate”.

• Atenção, não tenho nenhuma ligação com a marca, usei o modelo por causa da visita no Salão e tudo o que isso inspirou. O texto tem como finalidade dizer de sonhos, realidade e ilusões.
E a pergunta que não quer calar. 

Ela: Por que esperamos a aposentadoria se não sabemos se estaremos aqui? 

Ele: Temos que educar nossos filhos. 

Ela retruca: Para quê, para ser mais um de nós? 

Eles silenciam, a conversa chegou no limite.

2 comentários

Deixe um comentário