O que: Neuroliteratura
Quem: crítico literário Paulo Werneck
Onde: Café Filosófico / TV Cultura
Quando: 16.12.2018
Porquê: Aos amantes da literatura com teor neuropsicológico essa palestra é digamos o que há. Papel e caneta nas mãos para anotarem as indicações de livros dos mais variados transtornos psicológicos: depressão, bipolaridade, síndrome de touarette, etc.
O enfoque é que se a literatura relata o que se passa em determinado tempo histórico, o que nossa escrita atual quer nos dizer?
Uma particularidade que me chamou atenção foi a fala de que antes procurávamos soluções para a saúde mental através da fala, a cura pela fala, tão disseminado por Freud. Hoje estamos atrás da neurociência e dos medicamentos por ela descobertos.
Mas, como sempre relato por aqui estamos no começo da desmistificação e estudos aprofundados sobre o funcionamento do cérebro.
E quem disse que esses transtornos são só cerebrais?
Na minha experiência uso os dois, a psicoterapia e os antidepressivos, os quais considero que me ajudaram demais, mas, ainda há algo indefinido, encoberto e mau resolvido nesse tratamento…
Dos livros de romances mencionados li somente o “Alienista”. Agora comecei “A Montanha Mágica”, o qual não foi citado lá, mas se passa num sanatório.
Se alguém leu algum dos demais seria bem interessante dividir suas impressões conosco aqui.
Abraços cristalinos🙋🏽♀️
〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️
Não sei até quando vou conseguir manter o EM PAUTA aqui, está em votação no Parlamento Europeu a discussão sobre os artigos 11 e 13, que resumidamente são referentes aos direitos dos autores e produtores de conteúdo. Se aprovados, o compartilhamento (links/vídeos) será limitado, restrito e passará por diversos filtros. Vamos aguardar.
〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️

Assisti um pedaço desse programa na TV, achei muito bom. Pena não ter conseguido ver tudo, estava tarde já. Verei o vídeo completo, com certeza.
CurtirCurtido por 2 pessoas
É muito bom Guilherme, ainda bem que temos acesso a eles depois. Abraços.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Meus sinceros parabéns Cristileine! Nunca decepciona! Pensa cuidadosamente em cada ato a se escrever realmente é uma pratica maravilhosa!
Há algum tempo já te acompanho admirando suas escritas e te admiro muito seria uma honrra que vc visitasse meu blog e desse sua opinião em meus poemas estou precisando de uma opinião critica! Desde já muito obrigado
CurtirCurtido por 2 pessoas
Olá, sigo seu blog há um bom tempo. Obrigada pelo convite e confiança. Abraços.
CurtirCurtir
Vou assistir
CurtirCurtido por 1 pessoa
Por todo lado querem cercear o livre pensar… monopólio da informação é cativeiro da formação…
CurtirCurtido por 1 pessoa
O pensar é como sabonete que se tenta segurar no molhado, tentam apertar, mas ele escorre e escorre. Espero que assim seja.
CurtirCurtir
E espero que ele não “derreta” muito rápido… kkkkkkkk
CurtirCurtido por 1 pessoa
Verdade 😂 o banho é preciso
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sim, o Montanha Mágica passa-se num sanatório e marcou-me imenso, principalmente pelas considerações sobre o tempo. Marcou-me, também, porque o li numa fase especial para mim. Leia-o, vai adorar, decerto. 🙂
CurtirCurtido por 2 pessoas
Oi Ana, agora que me dei conta que não lhe respondi…estou na parte “Disgressão sobre o sentido do tempo”, página 89, começo do caminho. Longo caminho ainda, bem interessante mesmo. Bjao e boa semana. 🙋🏽♀️
CurtirCurtido por 1 pessoa
O caminho é longo mas vale a pena 😀 Beijinhos e boas festas. Um bom ano 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Para você também, paz e realizações 🌷🤩🌷
CurtirCurtido por 1 pessoa