O Contador de Histórias – Filme
No ritmo de como nossas atuações pode mudar o mundo, hoje escolhi escrever sobre o filme “O Contador de Histórias” (Brasil, 2009).
Um filme com história verídica de um menino que foi abandonado pela família por não ter condições de cuidá-lo, foi criado nas ruas e numa instituição do governo para menor infrator (FEBEM).
Esse garoto conseguiu sua emancipação pessoal através da atenção, carinho, leituras e verbalizações.
“O Contador de histórias“, foi premiado na UNESCO (Organização das Nações Unidas), por chamar atenção da sociedade para a importância da educação e da cultura na luta contra a pobreza e exclusão social.
Das ruas para a sala de aulas como educador, Roberto Carlos Ramos é o contador de histórias que modificou o curso da própria trajetória, quando teve acesso às experiências que lhe provocaram autoconsciência .
Carência, marginalização, analfabetismo, drogas, delitos, violência, fugas, confinamentos, castigos. Esse era o mundo para o Roberto Carlos até os 13 anos.
O menino “irrecuperável” se depara com a pedagoga Margherit Duvas, que abre a porta de sua casa, incentiva, insiste, interagi, dá-lhe carinho de mãe, ensina-o ler e escrever. Lá ele aprendeu a ter autoestima e autoconfiança.
Desse afeto nasce um contador que produz e replica histórias, conhecimentos e criatividade.
Eu particularmente gosto desse filme por dois motivos: um por ser nacional, nós brasileiros somos extremamentes criativos e competentes. Outro porque trata de questões sociais, disciplina para atingir objetivos, desenvolvimento pessoal e coletivo.
Assuntos que, se continuarem como estão, sempre estarão na pauta da humanidade gritando por evolução.
Apesar de previsível, o filme é muito bom e atrativo. Produção de Denise Fraga, direção de Luiz Villaça.
Atualmente o mineiro Roberto Carlos Ramos segue contando histórias, é pedagogo, escritor e palestrante. Participa da Associação Internacional dos Contadores de Histórias e Valorizadores da Expressão Oral Mundial, sediada na França.
Fica a dica para a sexta com pipoca.
Vou ver.
Eu acredito em algumas recuperações. Pena, q quem tem.o poder quase sempre não acredita.
P.S.: tou de novo naquela fase final, mas parcial. Por isso, ando mais calada. Abraço!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Miau tenho escutado bastante sobre o poder do silêncio, mas ando bem agitada, deve ser por causa da carga de sol que recebi. Risos. Se cuide. Abraços.
CurtirCurtir
Eu recebi uma carga de Sol no gim do ano passado, mas já gastei. Kkkk
CurtirCurtido por 1 pessoa
🤣
CurtirCurtir
Use com moderação
CurtirCurtir
Excelente dia 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Idem🌷
CurtirCurtido por 1 pessoa
Excelente dica, era o que eu queria dizer 😀
CurtirCurtido por 1 pessoa
🤣 ok, excelente dia também vai🤣
CurtirCurtido por 1 pessoa
Depois de uma vaga de frio intensa, até que nem me enganei porque fez um sol bonito 😂não fugiu muito da verdade. Uma boa semana Cristileine. Já vi o filme todo, excelente. Não sabia que Maria de Medeiros o tinha protagonizado 👌
CurtirCurtido por 1 pessoa
Fiquei pensando, esse filme vai para 10 anos… que bom que você gostou. Boa semana 🧣
CurtirCurtido por 1 pessoa