Em pauta – desmitificar a depressão

O que: Ao falar sobre depressão, Ricardo Boechat ajudou a desmistificar a doença

Quem: jornalista Claudia Colucci

Onde: Folha de São Paulo

Quando: 12.02.2018

Por quê: Relutei muito em falar aqui sobre a morte do jornalista Ricardo Boechat. Um dos motivos de eu desiludir com a carreira de jornalista foi justamente essa mega exposição para gerar notícias num momento delicado da família. Outro é a extrema pressão e descobertas de falcatruas que envolve essa profissão.

A primeira vez que fui fazer a cobertura de um cadáver afogado pensei, isso não é para mim. Depois que trabalhei na assessoria de imprensa de uma Câmara Municipal, tive a certeza. É preciso coragem e determinação ao extremo. Eu não aguentei e pedi para sair depois de muitos gritos da *Tropa de Elite. Admiro quem aguenta até o fim, profissionais como ele são raros…

O que é a vida!

Na semana passada lia que ele teve um desentendimento ao vivo na TV, Boechat explica ataque de fúria, se pisou na bola o couro come, UOL, 08/02/19. Nessa semana que um helicóptero caiu num caminhão e morreram o piloto e o jornalista (comprovadamente duas das profissões mais estressantes).

No entanto, meu intuito aqui é ressaltar que Boechat contribuiu para desmistificar e ampliar o debate público sobre a depressão. Ele deu diversos depoimentos sobre a importância de cuidar da saúde mental, palavras que libertam algemas, palavras que nos incentivam a procurar ajuda.

Ficam a gratidão e a convicção de que ele fará falta.

Frases do jornalista Ricardo Boechat

Leia o artigo completo:

Ao falar da depressão que sofreu, Boechat ajudou a desmistificar a doença

〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️

  • Tropa de elite é um ótimo filme brasileiro, quando os soldados não aguentavam a pressão o capitão dizia: “Pede para sair”.

〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️

Esta obra está licenciada com uma Licença
Creative Commons Atribuição Não Comercial Compartilha Igual 4.0 Internacional

10 comentários

  1. Juca Kfouri, ondem ao falar sobre Boechat, revelou, que numa das vezes que Boechat esteve internado, ele (Juca) ligou para Veruska que repassou o telefone para Boechat dentro do quarto do hospital. Na conversa Juca disse: você precisa tirar o pé do acelerador… Boechat respondeu de imediato: se você o fizer eu também o farei… Juca revelou ontem que não tirou o pé… Boechat também não… em suma: em boa parte das vezes estamos sempre à espera que os outros façam algo para depois tomarmos nossas decisões… que legal Cris: você tirou o pé tão logo percebeu que não é para você.

    Curtido por 1 pessoa

    1. E até hoje estou procurando o que é para mim Estevam, risos… Paguei um preço alto por essa decisão, mas não me arrependo. Duro saber o limiar da insistência e da desistência, há muitas cobranças internas e externas. O mercado sempre pede mais e mais…

      Curtido por 1 pessoa

  2. Vivo muto isto de certa forma… eu gostaria de ter um pouco mais de tempo para minha escrita e poesia… mas, o trabalho me instiga… jornada dupla numa distância de 70 km ida e volta é cansativo…como se vê sempre há um porém..

    Curtido por 1 pessoa

  3. Cris, que delícia entrar aqui e ler td que escreve! Bethânia amava a profissão pq amava escrever. Mas vc tem razão, é preciso escutar com muita atenção o aviso que nosso corpo envia. “Baita” orgulho de vc menina!

    Curtido por 1 pessoa

    1. 😀 muito obrigada!
      Depois dessa decisão fiquei 13 anos sem escrever, agora que estou voltando, a escrita tem sido terapia… me expor aqui tem sido um sair da casca e encarar a vida como ela é. Sigo porque encontro muitas pessoas que nos ajudamos mutuamente pela identificação. E você já pensou em escrever? Mesmo que seja um diário, é impressionante, quando colocamos no papel parece que as ideias vão se organizando e vamos abrindo correntes que nos prendem. Tente. 🙋🏽‍♀️

      Curtir

  4. Muito triste a morte do Boechat, sempre gostei muito dele.
    E sem dúvida, ele ajudou muito ao falar abertamente sobre a depressão, sobre o que estava passando.

    Sobre você ter saído do jornalismo, imagino que tenha sido uma decisão difícil, mas ainda bem que você conseguiu ver que não seria bom pra você e saiu.
    Muitas vezes pra desistir de algo é preciso mais coragem do que pra começar/continuar.

    Curtido por 1 pessoa

      1. Pois é, nem eu hahaha
        Quem me falou isso foi minha psicologa uma vez, e quando você comentou, me lembrei dessas palavras dela.
        Que desistir pode exigir mais coragem que continuar.

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s