
02 de abril – a importância do Dia Internacional do Livro Infantil vai além de formar novos leitores e transmitir cultura. Ler é expandir a mente, na junção de palavras, vocabulários e associações mentais. Ler faz crescer nossa liberdade e responsabilidade social.
Hoje é o Dia Internacional do livro Infantil porque o escritor Hans Christian Andersen nasceu nessa data na Dinamarca, sendo ele reconhecido por adaptar fábulas numa linguagem mais acessível aos pequenos leitores
Então, hoje é dia para divulgar e celebrar o valor da leitura “para e com” as crianças, um dia para relembrar aos adultos que os bons hábitos começam na infância.
O hábito da leitura dá autonomia de pensamento, torna a escrita melhor e mexe com a imaginação.
Bom lembrar que antes dos livros a humanidade passou por diversos meios de comunicações: pinturas rupestres, escritas nas pedras, papiros, pergaminhos,etc.
Finalmente, por volta de 1450, com a prensa de Gutenberg os livros foram popularizados (começando pela bíblia). Na antiguidade somente a burguesia e o clero tinham acesso aos livros e conhecimentos neles contido. Só para se ter uma ideia do poder do livro, após a bíblia ficar de fácil acesso e as pessoas puderam lê-la por si só, veio a revolução luterana.
A leitura é responsável pelas maiores mudanças da história, tanto econômica (quanto mais estudo mais ascensão social) quanto ideológica (a transmissão de nossos ideais, valores e mitos).
Atualmente estamos na era digital, todos nós aqui aprendendo juntos, aos novos meios de leitura como os blogs, ebooks, sites, aplicativos, etc. Tentando não se perder nesse emaranhado de informações que têm desde fake news até as publicações conceituadas do outro lado do hemisfério. Desde conteúdos autênticos até cópias baratas…
Por isso é tão importante saber o que se consome para o seu filho, aluno, sobrinho, afilhado. Nesse mundo capital, o livro é um produto como os desenhos na TV e os apps no celular. A diferença está na qualidade da informação e na quantidade de propagandas que a criança será bombardeada.
Como se percebe, o livro infantil é muito mais que uma fonte de diversão e aprendizado, é através do que for ingerido neles que os nossos futuros adultos poderão jorrar sabedoria no mundo.
13 dicas para comemorar o Dia Internacional do Livro Infantil
- Leia para uma criança.
- Apresente bibliotecas públicas (físicas e virtuais) para elas.
- Dê livros de presente.
- Deixe livros para doação em lugares públicos.
- Reúna os amiguinhos das crianças para um bolo com leitura.
- Adote um leitor mirim (alguém para você ler todo mês por ex.)
- Visite livrarias e sebos com os pequenos.
- Deixem eles tocarem, lerem fora da sequência ou de trás para a frente.
- Brinque de inventar outros finais.
- Pergunte o que esse livro quis nos dizer (para a imaginação as perguntas são melhores que as respostas)
- Lembre que nem todo livro é para ensinar lições de moral (aliás os que não são geralmente são os melhores)
- Saiba que cada escritor está envolto no seu tempo histórico (não adianta criticar, aproveite para explicar como os tempos mudaram)
- Lembre que por traz da literatura clássica estão os mitos, a sabedoria popular registrada na memória humana. Quero dizer com isso que o lobo mau e o bicho papão não são tão ruins assim. São contos para trabalhar o medo e a autoproteção com a criança. E vocês, têm mais dicas? Nos conte aqui.
Aqui o que já publiquei para crianças:
Dicas de livros de filosofia para as crianças
Pequeno verso com colagem
Pegadas infinitas da gentileza
Olha só em 2017 eu já dizia a mensagem do meu ebook!
Meu ebook recentemente lançado pela Amazon
Para comprar clique aqui
Estou preparando novo artigo com mais dicas de livros para crianças. Aguardem!
Cristileine Leão
Facebook – Instagram – YouTube
Siga-me nas redes sociais

A leitura é um hábito saudável que se adquire na infância. Depois disso pode-se adquiri-lo, mas é mais difícil. Pais, professores e sociedade são responsáveis!
CurtirCurtido por 1 pessoa
O incentivo está em nossas atitudes. Beijão Alda.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Exato! Bjs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Parabéns pelos escritos, também quero chegar lá, falta-me apenas decidir sobre o tema (dentre os vários possíveis).
CurtirCurtido por 1 pessoa
Há muitas possibilidades, boa sorte.
CurtirCurtir
Parabéns pelo artigo. Deixo a sugestão de um livro infantil: As aventuras de Frankiko- Frankiko e o Trovão Azul. Um aventura pela imaginação e pelo espaço. Esta história deu liberdade às palavras que apenas viviam em mim.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Agradeço a sugestão, parece incrível essa aventura imaginativa.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Gostei.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Bom saber Jaqueline😉
CurtirCurtir
Não esqueço meu primeiro livro, a bolsa amarela! Meu objetivo é encaminhar minha filha no mundo da leitura também e é de cedo que se começa, vou conhecer melhor seu trabalho, parabéns por seu trabalho!
Aos pais leitores aproveito o espaço para convidar para visitar meu blog fruto de muita mas muita leitura e experiência, vamos trocar conhecimento
https://simplesmenterosana.wordpress.com/
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi Rosana, bom saber desses seus belos intentos. Sim, vamos trocar conhecimentos. Abraços. 🙋🏽♀️
CurtirCurtido por 1 pessoa