O que: Neurociência: Nós somos o nosso cérebro?
Quem: filósofo Francisco Ortega.
Onde: Café Filosófico, CPFL Cultura.
Quando: 05.04.2019
Por quê:
Este “Em Pauta” é para os fortes, risos, quero dizer aos fortes de paciência já que o vídeo tem quase duas horas de duração com um sotaque espanhol.
Digo isso porque hoje está tudo tão instantâneo, como se em quatro minutos preparassemos uma refeição de qualidade. Como se numa mastigada nas informações nosso corpo já obtivesse os nutrientes necessários.
Mas vamos deixar esse papo de cozinha, afinal é nela que escuto a maioria dos vídeos, e vamos ao que interessa.
O que é essa tal visão neurocêntrica?
Vamos separar a palavra para ficar mais fácil o entendimento, essa técnica aprendi nas aulas de alemão para compreender aquelas imensas palavras juntas.
Neurocêntrica = neuro, o que envolve o cérebro, o sistema nervoso; cêntrica de centro. Isso mesmo, o cérebro como o centro do universo, pelo menos no corpo humano.
Antes muito se falava da saúde do coração, coma ovo, não coma ovo, o colesterol, as artérias, o efeito do estresse, etc e tal.
Agora é a vez do cérebro, o palestrante foi categórico em dizer que tudo o que envolve estudos, fotos, afirmações e até divagações sobre o cérebro gera mais credibilidade, tanto nos leigos quanto nos especialistas. Como se o ser humano fosse só uma parte do corpo. Ufa!
A indústria de alimentos, medicamentos e outras mais já perceberam isso e fazem a sua parte…
Neurociência, neuromarketing, nutrição psiquiátrica, neuroliteratura, neuropediatria, programação neurolinguística… A saúde mental é o que está em voga.
A visão neutocêntrica domina o cenário científico, filosófico, ético e político na atualidade.
O filósofo Francisco Ortega questiona:
Nós somos nosso cérebro?
Com relação à depressão ele disse que agora os estudos estão avançando além cérebro, estão analisando a relação do intestino com os transtornos do humor, já que é no intestino que produzimos a maior quantidade de neurotransmissores.
Dentro do sistema digestivo humano existe o que alguns pesquisadores já chamam de “segundo cérebro”, com meio bilhão de neurônios e mais de 30 neurotransmissores (incluindo 50% de toda a dopamina e 90% da serotonina presentes no organismo).
Fonte: Revista Super Interessante, 06 setembro de 2018
Porém, sobre esse assunto detalharei outra hora, estou lendo bastante à respeito.
Esse vídeo também é deveras interessante para quem lida, ou deseja saber mais, com o autismo (neurodiversidade).
Ainda estou tentando assimilar tamanha e profundas informações, a única coisa que consegui concluir até agora é que estamos racionais, parciais e fragmentados demais. Temos muito o que aprender e evoluir.
Leia também: Quando iremos resolver os problemas da saúde mental.
Facebook – Instagram – YouTube
Siga-me nas redes sociais

Nós somos um todo 😀 Ainda não vi o vídeo, mas vou fazê-lo quando tiver tempo. Também já li sobre a relação dos intestinos e humor, por exemplo. Há tanta coisa que influencia. Agora queria procurar coisas sobre homeostase, conceito que Damásio aborda também. A ver se consigo. Boa semana 🙂
CurtirCurtido por 2 pessoas
Fui ler sobre, interessantíssimo! Acho que você já falou dele num outro comentário, obrigada por me lembrar. Agora já baixei um livro dele no Kindle, em espanhol mesmo, não tenho como esquecer. Abraços.
CurtirCurtido por 1 pessoa
O holandês tb é assim.😊
CurtirCurtido por 2 pessoas
Imagino que são das mesmas raízes.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Esqueci… A relação intestino e humor é verdadeiro. Rs
CurtirCurtido por 1 pessoa
😁enfezados.
CurtirCurtir