
Quem diria
Estou na cidade de Adorno/
Quem diria
Que eu viraria adorno/
Dizem-me você tem sorte
Eu diria
Vaidade é adorno da alma/
Quem diria
O bisa manobrava adornos
Na tauromaquia/
Quem diria
Adornos como o trilo
Modifica a música
Com ritmo e melodia/
Quem diria
Estou na terra de Adorno
Pura filosofia.
Hoje foi dia de resolver umas pendências em Frankfurt, terra de Theodor Ludwig Wiesengrund-Adorno que foi um filósofo, sociólogo, musicólogo e compositor alemão.
Essas fotos são do centro de Frankfurt, um dos lugares que acho fantástico, a mistura do velho e do novo nas construções.
Mais do que arquitetura é um espaço de história, essa torre antiga, Eschenheimer Turm é de 1428 (antes da, digamos, “descoberta” do Brasil). Era uma torre de fortificação na época medieval e permanece até hoje.
O prédio de vidros ao fundo é o Palais Quartier onde fica o shopping mais famoso da cidade o Myzeil.
*Adornos na Tauromaquia = tipos de manobras com os touros, nas touradas
- Trilo = tipo de adorno musical
Afogamento
Perseguição
…. já ia perguntar o que era trilo…. Estudei uns textos de Adorno, na formação em Geografia (Consciência de classe, se não me engano). Mas, textos filosofia, haja reflexão…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Haha, antevi 😂 quando a filosofia é um tema que adoro, estudei e estudo, é uma luta pra entender, mas, quando isso acontece é maravilhoso. Como a vida, risos. Adorno desenvolveu o pensamento sobre a indústria cultural de massa (voltada para o consumismo) e do uso da razão como instrumento de poder… Já quanto a Geografia, vou te falar que fui ter mais noção aqui, é tudo tão perto, culturas misturadas e natureza diferentes que aprendemos na prática. Boa semana Jrmessi.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Mas foram dois alemães que sistematizar am a Geografia, no final do século XIX, Humboldt e Ritter, logo, estas na terra onde está ciência foi sistematizada.
CurtirCurtido por 1 pessoa
🤦🏽♀️ não sabia. Está vendo quando falo que você faz eu correr a pesquisar, risos.
CurtirCurtir
😂😂Os caras eram feras. Boa pesquisa
CurtirCurtido por 1 pessoa
Quando olho para esta imagem, não consigo perceber como se envolve uma Torre medieval do séc XV com este tipo de arquitectura tão contemporânea. Acho que a torre, até por respeito à função que teve, merecia espaço.
Por vezes sinto-me muito fora destes tempos…
CurtirCurtido por 1 pessoa
A área central é repleta dessa mistura… muitas construções foram pedidas com a guerra, mas, as que restaram são preservadas.
CurtirCurtir
Primeiramente, obrigado Cris, por transportar-me para este lugar onde também viveram Nietzsche, Heidegger, Horkheimer, Marcuse (da Escola de Frankfurt)… esta mesma que o ‘grande ideólogo e autoproclamado filósofo’ Olavo de Carvalho visa desqualificar na net… como a ‘cultura marxista’.. aqui no Brasil esta visão tem servido (a olaviana) para perseguição aos professores, especialmente, da área de humanas. É preciso adornarmos o Brasil e o mundo com mais arte, poesia e filosofia. Paz e Bem Cris.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Um fato é certeiro, conhecimento ninguém tira de nós…agora é uma questão de escolha “ser guiado ou guiar-se” nessa escuridão. Concordo contigo que o contraponto virá da arte, da poesia e da filosofia. Então, não desista…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Desistir jamais…
CurtirCurtido por 1 pessoa