Fiquei pensando em alguns mitos e verdades sobre a depressão. Deixo minhas opiniões, você pode acrescentar as suas.
O balanço é contínuo e diário, e, não esporádico e anual. Quero dizer com isso: a vida é luta.
• Depressão é invenção moderna – Mito, anteriormente a depressão era chamada de melancolia, bile negra e outros nomes.
Leia a reportagem da Revista Super Interessante – História da Depressão – edição de 23/04/2017.
• Depressão tem cura – Cuidado com a venda de formulas milagrosas, seja através de chás, antidepressivo ou rezas. Há fatos que não precisa procurar a cura, é a aceitação e convivência procurando o maior bem estar possível dentro de cada situação.
Hoje a depressão é diagnosticada como uma doença, mas, acredito que no futuro irão progredir as descobertas de tratamentos além dos ajustes hormonais e incentivarão os ajustes psicossociais.
• É possível sair da depressão sozinho? Como diria na minha terra duvidodeudó. Falo por mim. Fui de igrejas até psicólogos e psquiatras.
Sigo as recomendações que considero sensatas. Comecei cuidar da alimentação, praticar esportes, procurar sintonia com o divino, fazer o que me faz bem (poesias), educar meu olhar para ver o lado bom dos acontecimentos e pessoas, vigiar os sinais de alerta, etc.
Estou me sentindo na minha melhor forma, mas, sou categórica se não fosse por meu querer e esforço nada tinha mudado. Trocar hábitos, pensamentos e comportamentos que foram moldados anos luz, não é nada fácil, mas é empoderador. Cada conquista é um sinal de que podemos usufruir o melhor de nós.
• O depressivo tem a autoimagem distorcida? Verdade, só para se ter uma idéia sempre me achei péssima companhia e nesses tempos fazendo um exercício de autoconhecimento enviei algumas perguntas para uns amigos e parentes e fiquei surpresa, uma das qualidades que mais destacou foi divertida. Nunca pensei isso de mim mesma…
• O depressivo gosta de ser vítima – isso depende da personalidade e do estágio da depressão. Até os ditos “saudáveis” se põe nessa condição. Na depressão severa a pessoa não liga nem com a própria vida, acha que vai se preocupar com cenas e julgadores?
Por muito tempo usei o papel da lamuriação, hoje definitivamente não quero isso pra mim. Não preciso do olhar de dó, preciso de olhares empáticos. E nem tenho mais vergonha de dizer como penso. Sou cheia de sombras e luz. Hoje olho mais para a luz. Não como forma de redenção, mas como sinal para iluminar meus passos diários.
A vida é luta e um eterno renascer, dádiva do presente que nos é dado a cada novo minuto desta vida de lutar e conquistar a harmonia
CurtirCurtir
Obrigada por toda a sua presença e profunda colaborAção.
CurtirCurtir
Sintetizo seu balanço da depressão assim: para conviver com a depressão é preciso uma balança na vida… Equilíbrio…
CurtirCurtir
Sim, o tão sonhado equilíbrio que só aprendemos andando…
CurtirCurtir
Eu só a acrescentaria, que quando a depressão leva ao suicídio, então todos, ou quase, procuram um culpado.
CurtirCurtir
Bom dia Miau, bom acréscimo, ou se culpam ou procuram culpados…
CurtirCurtir
Depressão a doença e o mal do século!
CurtirCurtir
Que precisa ser visto e esclarecido de frente para evitar a perda de muitos entes queridos.
CurtirCurtir
Urgente!!
CurtirCurtir
Muito bom sempre falar sobre os mitos da depressão! Concordo totalmente com suas colocações! ❤
CurtirCurtir
Oi Bia 😃 há muito que se falar, e repetir, e aprender para entender o que se passa conosco😘
CurtirCurtir
Que excelente e necessário relato sobre o seu sentir! Esclarecedor, para mim, em muito pontos! Nas minhas reflexões exercito muito os sentimentos aflorados! Antes de conversar com o outro, converso comigo mesmo, para me perceber e se estou me vitimizando ou não, pois para quem “sente a vida” e não simplesmente vive, como nós, somos vistos pelos outros como os ‘vitimizados’. E às vezes estão com a razão, mas não sempre! Estar em contato com outras pessoas pelo blog e escrever me ajuda nas minhas tristezas e angústias, me acalmando e é meu calmante nas grandes excitações da vida. Por isso, hoje ho agradeço!
CurtirCurtir
Geraldo li sua mensagem ontem, reli hoje e ainda estou a refletir nela… tão intensa! Muitas vezes é complexo mesmo explicar o que se passa, mas, colocando em poesia (poemas, pinturas e todo tipo de arte) parece que nos acalma e faz prosseguir… Por essas e outras lhe desejo que o ano que chega seja bem criativo. Estarei como sua leitora. Abraços 🙋🏽♀️
CurtirCurtir
…é uma reflexão constante! Como diz o poeta: ‘é preciso estar atento e forte, não temos tempo de temer a morte’ (Divino Maravilhoso – Caetano Veloso). Obrigado pelas felicitações que você tenha um ano de conquistas continuadas. Seguimos juntos !! Abraço!
CurtirCurtir
Dieta de 27 dias : Aprenda a única maneira de Emagrecer sem prejudicar sua Saúde . Acesse mais informações em https://sites.google.com/view/dietade27dias
CurtirCurtir