
Fogo é um dos elementos naturais (terra, fogo, água, ar, éter), o qual anda bem latente ultimamente.
Além do vasto incêndio no Pantanal matogrossense, das contantes queimadas na Amazônia, temos vistos pequenos e médios labaredas em diversos pontos do Brasil. Como foi noticiado nas três principais cidades que morei no estado de São Paulo: Taiúva, Ribeirão Preto e Vinhedo, as quais tiveram suas matas incendiadas, animais mortos, plantações desvastadas, pessoas acuadas…
Tudo isso bem na época de Covid quando mais precisamos de ar puro. Na minha visão é mais um chamado da natureza para o homem pirar menos e respirar mais. Mas, não estou aqui para “chover no molhado” e nem para “botar lenha na fogueira”. O que quero é refletir sobre a significAção do elemento fogo.
Historiadores dizem que poderíamos dividir a história humana entre o antes e o depois do fogo. Nutricionistas salientam que nossos anos de vida aumentaram após o cozer de alimentos. Muitas tradições orais foram formadas e mantidas na beira de uma calorosa fogueira…
O elemento fogo é ao mesmo tempo uma força difícil de ser contida e a profunda transformação, é aquilo que faz tudo se reduzir às cinzas para se renovar. O que alastra, o que consome, o que é brilhante, o que irradia, o que ilumina na escuridão,o que seduz, o que vai até a essência.
Dentro de nós ele serve tanto para dar o calor humano quanto para destruição. Há chamas nos olhos, nas línguas, nas mãos. Se todo pensamento é uma criação interna que se externaliza, então:
- Por que o mundo pega fogo?
- O que está nos acendendo?
- Aonde estamos colocando nosso ardor?
- Por que permitimos tal consumAção?
É fogo!

A situação aqui, do Pantanal está cada dia pior. Hoje, tivemos 44º e alguns focos que haviam sido apagados voltou. O homem é o mal do mundo. Infelizmente!
CurtirCurtir
No interior de São Paulo continuam o alerta de altas temperaturas, ontem voltou pegar fogo nas matas em Vinhedo. Minhas amigas falaram que faltam bombeiros e aquela é uma das regiões mais bem abastadas do Estado. Em Ribeirão Preto já foi avisado que passará dos 40 graus também, e é só o começo da Primavera. Os cuidados precisam ser redobrados, especialmente no que se diz respeito ao respeito com a natureza. Menos comodismo, mais ativismo para preservar a Terra de todos. Que as flores floresçam…
CurtirCurtir
Parte o coração…
CurtirCurtir
Sim, dói… que os ventos da orAção possam atuar.
CurtirCurtir
Muito triste essa destruição da natureza em nosso país.
CurtirCurtir
Está se espalhando… que ao menos espante a inação…
CurtirCurtir
Que dias
CurtirCurtir
Ficção ou realidade? Eis a questão.
CurtirCurtir
“Eu vim para trazer fogo sobre a terra e como gostaria que já estivesse em chamas!” (Lc. 12-49).
Esta frase foi dita por Jesus num contexto de busca pela purificação, por meio do batismo. Mas, algumas autoridades adoram levar a Bíblia ao pé da letra e estão achando que são Jesus e sapecando fogo na terra.
CurtirCurtir