Medo de escuridão
Velhos costumes
Focados na visão
Dos olhos
Olhos que precisam dormir
Olhos que se alimentam nos sonhos
Olhos cheios de entraves sociais
Medo é um escudo não um dom
É seguro ser você
Não esse que se vê no espelho
Mas aquele que se dispôs a ser
Quando nasceu
Esqueceu?
Você é como eu
Entremeado de complexos e sensibilidades
À resgatar o senso de humanidade
Veio de um breu
Para o berço
Embrião que se juntou em células, corpo e ancestralidade
Há já luz
Para quem se dispõe
A agir na escuridão
Ainda que tateAndo
No escuro procuramos a casa
Cães ladram e a caravana passa*
Nem assim o radar
Silencioso da vida
Deixa de nos direcionar
No meio da escuridão
Haja luz**
* O ditado popular “Os cães ladram e a caravana passa” é utilizado na língua portuguesa, mas sua origem é árabe. Significa que se devem ignorar as provocações que possam impedir o progresso e esquecer as críticas desconstrutivas .
Fonte: site O Observador 04.05.15
Eu não conhecia esse ditado, imagino que seja mais usado em Portugal do que no Brasil. Vocês podem me falar melhor se o conhecem… Ele me apareceu durante a pesquisa para escrever esse poema.
** “Haja luz” é o terceiro versículo do primeiro capítulo de Gênesis, que é o primeiro livro da Bíblia Hebraica ou da Bíblia Cristã, onde se relata a formação do mundo na versão criacionista.
É um dos versículos que mais gosto, sobre o poder da palavra e da manifestação.
Olá Cris. Este post seu dá umas longas aulas e conversas nos campos da filosofia, da física, da biologia, da exegese, da teologia… Destaco 3 pontos para divagarmos:
1º Pelo menos na região em que cresci (Barbacena-MG), o ditado popular em questão é bastante usado.
2º Assistindo uma série na Netflix The Universete, sobre física, descobri que os astrofísicos hoje estudam a ‘energia escura’ e ‘matéria escura’. Me parece, pelo que o ‘escuro’, neste caso, os dois escuros (energia e matéria), talvez, tenham mais a nos revelar do que a luz…
3º Gosto sempre de destacar que o livro do Gênesis (pelo menos dos capítulos 1 a 11)apesar de ser o 1º da (s) Bíblia (s), não foi o 1º a ser escrito. Os estudos apontam que ele foi escrito por volta do ano 1.000 A.e.c., portanto, outros livros do Pentateuco como Êxodo e Levítico, por exemplo, já haviam sido escritos antes, além de livros proféticos, que também o antecederam. Não se sabe quem escreveu o Gênesis, mas, como foi escrito no mesmo período de livros sapienciais como Salmos, Provérbios, Eclesiastes, entre outros, escritos por sábios (filósofos judeus) da época, existe a possibilidade de algum sábio ou alguns sábios o terem escrito.
Desculpe, tão longo comentário, mas, o assunto é instigante.
CurtirCurtir
Nunca tinha ouvido lá no interior de São Paulo. 2. A física quântica ainda vai dar muito o que falar 3. Você é gabaritado para falar desse assunto e nos ensinar 4. Adoro comentários😀🙋🏽♀️
CurtirCurtir
Gostei da didática 😂 Gostas de comentários mesmo enormes 😂
CurtirCurtir