Coincidência ou não, hoje 7 de setembro fui no mercado brasileiro que fica no centro de Frankfurt buscar umas iguarias. Voltei de lá com o sabor verde amarelo e para estender esse gostinho trouxe feijão, paçoca e guaraná.
Quando cheguei em casa fui ler os noticiários e divagar nas redes sociais, então, lembrei que é feriado no Brasil – Dia da Independência.
O que Dom Pedro diria 199 anos depois?
Independência ou morte?
Acredito que não. Olhando para a situação do Brasil acho que ele gritaria: prudência e sorte.
A prudência vêm acompanhada de ponderação e paciência. Depende única e exclusivamente do portador. Já a sorte depende de fatores externos, mas, devemos estar preparados para quando ela chegar. E ela sempre chega!
Sendo assim, se toda solução se encontra no próprio problema, é só encarar os fatos com autoresponsabilidade.
Às vezes projetamos numa figura externa fatos que não queremos ver em nós mesmos. Demonizamos os outros para nos santificar, e assim, continuamos todos sem comungar a ceia.
Como diria minha bisavó, neta de escravos: “não é assim que se engrossa o feijão minha fia”.
Frase que sempre vinha acompanhada de uma baforada no cachimbo, uma coçada no lenço que carregava na cabeça e um olhar de saudade. Símbolos de uma sabedoria que ia buscar na ancestralidade.
É bisa! Nem Dom Pedro e nem a Princesa Isabel souberam nos traduzir o que verdadeiramente é liberdade.
Essa palavrinha que se completa só quando todas as peças do quebra cabeças estão encaixadas.
Hoje diriam… esse palavrão.
A gente tem um nazifascista na presidência louco por um golpe de Estado.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Tenho acompanhado, Cristiano. Por isso mencionei que liberdade virou um palavrão… política à parte, acredito na prudência dos brasileiros. Esse sangue verde que sempre me dá esperança. Risos. Abraços.
CurtirCurtido por 2 pessoas
Viajei e escrevi o encontro da independência com a liberdade registrado pela democracia.. D. Pedro se viu obrigado a dar o grito… Tem gente espontaneamente gritando por aqui sem saber sequer quem foi e o que fez D. Pedro.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Relembrar as aulas de história é importante para não repetir o erro do passado, ou, como diria na psicologia: o que não se resolve, se repete.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eita que por aqui tem muita coisa mal resolvida.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Por todo lado meu amigo, por todo lado…
CurtirCurtido por 1 pessoa
😱😱😱
CurtirCurtir