Reflexão e gratidão

A palavra Danke em alemão quer dizer “obrigada” e a Gedanke significa “pensamento“.

Normalmente quando se usa o prefixo “ge” na frente de um verbo é para formar o passado perfeito, o qual também acompanha os auxiliares ser (sein) ou ter (haben). O passado perfeito é a forma oral mais comum para as pessoas expressarem o decorrido, ou melhor, é a linguagem usada nas conversações informais do dia a dia aqui na Alemanha.

Mas, no caso desse Gedanke o G maiúsculo torna a palavra um substantivo.
O substantivo é a classe gramatical que dá nome as coisas, espaços, seres, sentimentos, etc. Logo, eu e você somos um, temos significado na substância.

Qual o significado do seu nome, além do nome?

No passado perfeito fomos e tivemos, isso fica registrado em nossos pensamentos em forma de memórias, crenças, histórias. No substantivo externalizamos e eternizamos tudo o que fazemos com o nosso ser e ter.

Se o ato de tomar consciência (pensamento) e a expressão de agradecimento (obrigada) moram na mesma raiz, podemos traduzir que seja na classe gramatical, seja no tempo verbal, seja na língua germânica ou em outra língua humana, a reflexão e a gratidão caminham juntas no cotidiano e onde as palavras não chegam.

9 comentários

  1. “Qual o significado do seu nome, além do nome?” – Li algo substancial a respeito disso (aqui, sem trocadilho com Substantivo-Gedanken, hehe) no livro “Todos os Nomes”, do José Saramago.

    “Mehr Licht” foram as últimas palavras de Johann Wolfgang von GOETHE.

    Um abraço, e uma boa segunda-feira.
    Darlan

    Curtido por 1 pessoa

  2. Será… depois de amanhã, 13 de Maio, Dona MARIA JOSÉ completará 90 Anos. Postarei algo. A Família levou-a para os EUA, na quarta-feira passada. Como não é todo dia que alguém faz 90 anos andando e cantando e fazendo petiscos e tecendo croché e tricõ, eis que a Festa durará do dia 13 até o dia 17, domingo de Páscoa. Só de Familiares residentes em cinco Estados, irão uns cinquenta, além de pessoas amigas, brasileiras e americanas/os. Fiquei, estou babando… hehehe.

    Um abraço.
    Darlan.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Que notícia boa! É amanhã! Mesmo ela estando lá, sei que você também estará, mães carregam os filhos num lugar infinito que se chama lar.cor.ação. Enquanto espera o retorno dela, haja pão de queijo e saudade. 🙋🏽‍♀️

    Curtir

  4. Quando tiver tempo, leia a postagem sobre os 50 ANOS do “CLUBE DA ESQUINA”, no UAÍMA.
    Pão de queijo, onde estás ? Já para o forno !

    Até mais.
    Darlan

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s