Dia do Trabalhador

Nascer dá trabalho
Viver dá trabalho
Cuidar dá trabalho
Morrer…não sei

Gestar dá trabalho
Parir dá trabalho
Criar dá trabalho
Sumir… não sei

Limpar dá trabalho
Cozinhar dá trabalho
Estudar dá trabalho
Encostar… não sei

Nesse “Dia do Trabalhador”
Sou feliz porque faço, ajo e gasto
Energia que movimenta engrenagens sutis
A qual faz vigorar um lar
Sou feliz porque escrevo
Poesias
Ainda que não sejam lidas
Levam ao mundo
O meu olhar

Quem me emprega dor e amor
É o Mesmo que me faz viver
Quem me registrou
Na firma E.E.P.
Ética, estética, poética ilimitada

Sim, eu tenho meu trabalho
Pode até não (a)parecer
Sim, têm muitas coisas que não sei
Estou aqui para aprender
E você?


Passei dezoito anos da minha vida em dedicação total e exclusiva aos ofícios do lar. Infelizmente, essa atividade ainda não é vista e reconhecida. Hoje busco voltar ao mercado de trabalho “formal” e penso: por onde começar? Vem aquele juiz cobrador nos apontar o dedo dizendo: por que você parou, porquê? Agora você não vale nada. Quando me pego nessa autopunição logo digo: fica quieto seu carrasco você não é dono do meu destino. Às vezes me ouço. Risos. O fato é que cada escolha é uma renúncia e confiar na guiança é o que nos traz esperança.

Ontem mesmo eu estava assistindo um filme de adolescente na Netflix (tudo para escutar português), o “Pai em Dobro”, vi a atriz principal Maisa Silva, lembrei dela pequenininha nos programas de auditórios na TV, então, pensei, essa moça já tem trabalho desde criança nunca precisou se preocupar com isso. Claro que não é bem assim, como todos nós, ela tem lá suas lutas. Mas, esse pensamento e o filme me serviram para lembrar que na maioria das vezes não somos nós quem estamos no comando, que estamos aqui à serviço de algo Maior, e que a melhor bússola é o coração.

Parece piegas, pois, que seja então, não estou aqui para agradar a ninguém, estou na busca do que faz bem para todos. Essa música “Maior” e o belíssimo clipe de Dani Black vem reforçar o que desejo expressar.

E, parabéns para você trabalhador que se deu o trabalho de existir e reforça os votos todos os dias com os papéis que lhe foram designados na película da vida💐

3 comentários

  1. Fiquei a pensar como restringimos o significado de trabalho, a ponto de uma pessoa que tanto trabalha ser vista e quase forçada a se ver como quem é desocupada…
    Ps: Leio com prazer todo seu trabalho (fazer poético).

    Curtido por 1 pessoa

  2. Hei, Estevam! Bom ter você nessa caminhada, viu! Tem época em que vamos até meio capenga, mas, vamos que vamos. Gostei muito de ler seu texto comemorativo do blogue. Parabéns mais uma vez, por mais esse trabalho, jornada dupla. Risos. Abraços poéticos.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s