
“Tudo pede salvação” é uma comédia dramática italiana, baseada em fatos reais, que foram adaptados do livro Tutto Chiede Salvezza, de Daniele Mencarelli.
Uma amiga daquelas que chamamos de mãe, pelos conselhos e broncas que recebemos, me escreveu dizendo: olha tem uma série na Netflix que acho que você vai gostar. Qual é o tema? Loucura. Emojis de risadas. Até agora não sei se ela associou a série à minha pessoa ou aos meus estudos. Digamos que seja com os dois. Risos.
Pouco vejo televisão, série então nem se fala, mas, como estou numa fase de recolhimento, e fiquei curiosa principalmente pelo respaldo de quem me indicou, lá fui eu maratonar.
Nos primeiros capítulos já falei não é pra mim… Minha filha retrucou, mãe é episódio e não capítulos. Você tem que continuar, no começo é sempre assim.
Foram sete episódios, à partir do terceiro já não queria mais sair da frente da tela. E, verei de novo prestando atenção nas entrelinhas. A última vez que aconteceu isso foi no seriado “Uma Nova Mulher“, o qual assisti porque aborda sobre as constelações familiares.
A história de “Tudo pede Salvação” é de um jovem poeta que foi parar no sanatório e viveu em uma semana tudo o que levaria uma vida inteira para aprender.
Melhor do que isso, é um relato que nos mostra que não temos tantas diferenças assim uns dos outros como pensamos, e que todos temos uma saudade genuína. Do mais não vou contar, sem spolier.
Dentre as falas uma das que mais me tocaram foi a mesma que usei na minha apresentação de TCC sobre Poesia e Transcendência: os loucos, os artistas e os poetas visitam o mesmo lugar, a diferença é que uns sabem voltar, outros não. Frase que às vezes é atribuida à Jung, noutras à Nise da Silveira e muitos outros pensadores; frase que acredito eu que já está registrada em nosso inconsciente coletivo.
Essa série também mostra como a arte e a imaginação são importantes para trazer beleza, leveza e questionamentos à humanidade.
Nos achamos tão normais, não é mesmo? Mas o que é ser normal? É viver na normose?
Quando você entender o porquê do título, os julgamentos sairão de cena, a aceitação pegará o papel principal; daí você começará a compreender o filme…da vida… que não é feito só de explicações.

Filósofos e filósofas ficaram no limbo… Rsrsrsrsrsrs
CurtirCurtido por 1 pessoa
No limbo… Quem não?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Tem uns por aí e por aqui que têm certezas demais 😂. Se acham deus e mesmo no limbo, se acham nos céus 😂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Têm uns não… têm muitos e muitos.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Infelizmente é verdade.
CurtirCurtir