
Image by Brigitte Werner from Pixabay
Dos antecessores
Saber voltar atrás é uma lição de humildade, ou diria, de amizade consigo.
Meu pai conta em forma de anedota como foi sua experiência com os estudos.
- Ah eu fiz quatro anos a primeira série. Depois ri que si só.
- Mas o que aconteceu seu Leão?
- Eu tinta que ajudar meu pai na roça, então, íamos na escola um dia e nos outros dois ou três ele achava que não precisava.
- Mas e se você insistisse? Aí era mais roça, e faz sinal com a mão de que apanhava.
Voltando mais ainda em sua infância, lembra que foi andar e falar só com três anos, ainda assim, porque sua mãe fez uma promessa de levar uma foto dele e da gêmeas dele na igreja de Aparecida do Norte.
Assim foi, mesmo eles sendo adultos, há uma foto deles no santuário. Agora ninguém segura a falação do seu Leão, os rugidos então nem se fala.
Tudo o que somos hoje é porque alguém abriu o caminho antes de nós.
Dos estudos
Passados mais de quarenta anos cá estou eu do outro lado do oceano em situação semelhante a do meu pai, e a do meu avô que saiu aqui da Europa com a família também aos 3 anos fugindo da guerra e da fome e foram parar no Brasil.
História como a de muitos migrantes naquela época e nessa.
Têm horas que você percebe que seus títulos não são suficientes se você não está no ambiente adequado e se não são bem utilizados.
Explico, tenho bacharel em jornalismo, licenciatura em filosofia e acabei uma pós em psicologia transpessoal. Mas, morando na Alemanha sem falar o alemão fluente isso não vale nada para o mercado de trabalho. Sem falar que muitas profissões universitárias no Brasil como jornalismo, fisioterapia e fonoaudiologia, aqui são consideradas cursos técnicos.
Fico pensando em quantas vozes caladas, embargadas e não ouvidas existem no mundo. Haja promessas! Cadê minha avó?
O quadro de referências para línguas na Europa se divide entre os módulos A1, A2, B1, B2, C1 e C2. Sendo o A para os iniciantes e o C para os fluentes.
Mas há controvérsias, conheço pessoas que já passaram no exame C e que não falam, e outras que pouco estudaram, mas parecem que nasceram para isso aqui.
Cada módulo desse é dividido em dois ou três submódulos, conforme a escola e a carga horária escolhida pelo estudante.
O fato é que já fiz o A2 duas vezes, o B1 duas vezes, o B2 uma vez e agora tenho que repeti-lo de novo. Quando criança eu tinha pavor da ideia de repetir de ano. No entanto, enfrento isso agora, o que não aconteceu no primário e no secundário, veio acontecer no quadragésimo.
Dos testes
Enfrento meus medos, meus bichos e destino. Quando a vida desafia não adianta correr, ela nos procura… e acha.
Sabe aquela hora que você se pergunta porquê? Por que não entra na minha cabeça, por que não sai da minha boca? Por que? Por que?
Fiz essas indagações ao meu psicólogo daqui, ele é alemão e fala bem o português, mesmo tendo morado no Brasil poucos meses. Eu estou aqui vai fazer oito anos. Ele respondeu que acredita que isso acontece com muitos imigrantes, tanto pela depressão que baixa nossa capacidade cognitiva, quanto pelo próprio estresse e pressão de estar em terra estrangeira.
Toda hora o psicólogo me fala sobre a importância do “pertencimento” de estarmos inseridos na sociedade. Finalizou dizendo para eu procurar um instituto de neuropsicologia para fazer os testes de cognição. Sim meus leitores, adultos também podem ter dislexia, autismo, transtornos no déficit de atenção tardiamente diagnósticado. Mas isso será cena para os próximos capítulos.
Por enquanto fico com o lema do seu Leão: agradeça se você chegar até aqui!
Ele responde isso quando dizemos que ele está ficando velho, mas acredito que serve para tudo, especialmente para ter fluência na vida.
Migrante, Imigrante, Emigrante, Refugiado, Estrangeiro: qual palavra devo usar?
Dica: leia essas e outras informações no Museu da Imigração, por lá que descobri a história do meu avô.
Meu pai seguiu o mesmo script do seu. Não aprendeu sequer a escrever o próprio nome.
Eu sempre apanhei com as línguas. Verei se minha filha começando o Alemão agora, trilhará outro caminho.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sério Estevam?!
Ficaria imensamente feliz se puder ajudá-la, o que sei não é muito mas pode ser o suficiente. Entre em contato comigo você ou a Nina para combinarmos algo. Se quiserem, é claro. Bom fim de semana 🙋🏽♀️
CurtirCurtido por 1 pessoa
O colégio em que trabalhamos começa o alemão ou espanhol no 6º ano. Ela escolheu alemão. Vamos ver o desempenho. Agradeço a disposição e disponibilidade. Veremos como ela vai se comportar.
Abraços.
CurtirCurtido por 1 pessoa