
O que: Outubro Rosa, Ações de Prevenção
Quem: Paloma Costa e Carmen Valentim do Instituto Ser com Amor
Onde: PodVinh #20 – podcast de Vinhedo
Quando: 11.10.2023
Porquê: Estamos no Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, logo será o Novembro Azul, mês de prevenção ao câncer de próstata. Iniciativas como essas vêm não só para chamar a atenção pública sobre o autocuidado, como também vêm nos mostrar o que acontece do lado de lá das pessoas que convivem com o câncer.
Nessa bate-papo descontraído com o Instituto Ser com Amor, um centro de apoio aos familiares e pacientes com câncer de Vinhedo_SP, há informações relevantes de acolhimento, orientação e trocas de experiências de vida. Como salientou Paloma Costa, psicóloga e fundadora do Instituto, isso tudo para “olhar a pessoa apesar da doença”.
Por volta dos 48minutos de vídeo, ambas as entrevistadas que já passaram pela jornada do câncer falam dos sinais que as mamas dão de alerta uns bem conhecidos como retração do mamilo, outros nem tanto divulgados como veias aparentes.
Outro assunto em destaque foi da relação entre o câncer de próstata e de intestino com os casos de câncer de mama na família. Sendo assim, conhecer a genética e levar essas informações para os médicos é de extrema importância, pois, o diagnóstico precoce aumenta a longevidade.
Você sabia que:
- Para uma peruca é necessário de três a cinco quilos de cabelo? E que qualquer um pode doar (inclusive cabelos tingidos) desde que o comprimento seja mais que 15cm? E que quem ama as madeixas ainda assim pode doar apenas uma mexa?
- Não é mito, é fato, juntar e doar as tampinhas plásticas, lacres e latas de alumínio, além de ajudar o meio ambiente, rende lucro para lugares como o Instituto Ser com Amor?
- Protetor solar e fraldas geriatricas também são doações muito bem vindas e necessárias para pacientes oncológicos?
- Voluntários indiretos são pessoas vinculadas há algum instituto, mas, que atendem do seu próprio local de trabalho?
- Não é só a saúde que as pessoas assistidas perdem, mas também muitas vezes o emprego, porque o corpo e a mente não consegue responder como antes. E, também, os amigos, muitos deles não suportam o processo de dor e mudanças que o câncer traz.
- Assistidas é o nome que se dá aos pacientes oncológicos que passam por centros de acolhimento.
Gostou? Passe essa informação para frente:)
Agora vamos à entrevista completa:

Post necessário e sempre bem-vindo.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Realizando um dos sonhos já mencionado aqui no blogue…
CurtirCurtido por 1 pessoa
🤩
CurtirCurtir