Não vai se arrepender.

Amanhã é o aniversário da minha filha. Hoje foi dia de preparar o bolo para ela levar na escola. Nos outros anos, comprava algum na confeitaria e pronto. Nesse resolvi mudar. Só posso dizer que foi gratificante. Mais do que o bolo, do que o recheio de brigadeiro e da decoração feita por ela, o que mais valeu foram os momentos juntas.

Gosto de praticidade e simplicidade, ela também, buscamos os ingredientes no supermercado. Aqui há as camadas do bolo prontas, no formato desejado, é só comprar e rechear. Ensinei a ela fazer pequenos furos com o palito e besuntar com suco de laranja para ficar mais molhadinho. Depois veio a camada de brigadeiro que eu fiz. Ela esparramou com a espátula camada por camada. Por fim a cobertura de chocolate e os confeitos que ela havia escolhido. Ela quis fazer um coração no meio, o que já explica o seu nome “digna de ser amada”. E de fato é. Como é, foi quem mais me deu a mãozinha quando muito eu estava precisando. A vida têm dessas coisas, uma criança cuidando de uma mãe… Fiquei pensando porque demorei tanto para por a mão na massa. Foi uma tarde maravilhosa!

Atualmente compramos tudo pronto, escolhemos o mais belo, nem precisa ser o mais saboroso. Assim, perdemos o prazer que está no preparo, o descobrimento de estar juntos, o carinho do “feito em casa”, “feito à mão”.

Reunir e bagunçar a cozinha, passar conhecimentos que ficarão para sempre, os mesmos que um dia recebemos. Perceber a curiosidade e o espanto das crianças quando vê tudo se transformando e criando forma nesse ambiente mágico que é a cozinha.

Eu só escutava: ficou do jeito que eu queria, obrigada mãe. Recebia o sorriso no rosto daquele boca ainda banguela e os olhos brilhavam mais que a vela que acenderá.

Achei que fiz tão pouco por aquela tamanha gratidão. E o porquê estou lhes contando tudo isso, para mostrar quantos benefícios perdemos quando se está dentro da caverna, e/ou, querendo fazer coisas só para impressionar os outros.

Eu falei, mas filha essa parte aqui está torta. E daí mãe, só sei que quem comer não vai se arrepender… o mesmo vale para a vida.

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.

14 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s