
“Na verdade o ser humano têm duas almas: uma que olha de dentro para fora e outra que olha de fora para dentro”, disse Jacobina, no conto O Espelho, escrito por Machado de Assis.
Você já fez o exercício do espelho?
Têm várias versões desde as histórias antigas como a do “espelho, espelho meu, existe alguém mais bonita do que eu?” Até aos exercícios atuais de autoconhecimento como proposto por Louise Hay em seus livros, onde você se encara no espelho e diz “(seu nome) eu te amo, eu te amo de verdade”.
Esperando uma resposta auto afirmativa como a rainha má da Branca de Neve. Ou, com medo de se encarar frente a frente por causa da baixa estima, como proposto no livro 21 dias para curar a sua vida – aprenda a se amar trabalhando com o espelho, de Loise Hay. Ou, tendo a síndrome de Jacobina onde sua imagem é validada somente através da opinião do outro, como no conto de Machado de Assis.
Um fato é certo, o espelho nos enfeitiça e nos revela. O espelho fala de nossas duas almas, da sabedoria intrínseca (interna, natural) e da sabedoria extrínseca (externa, que aprendemos com as experiências e com os outros).
Há uma parte do texto Tao – a sabedoria do silêncio interno – que diz assim :
“Aprenda a ser como um espelho, observe e reflita a energia. O universo é o melhor exemplo de um espelho que a natureza nos deu, porque aceita, sem condições, os nossos pensamentos, emoções, palavras e ações, e envia-nos o reflexo de nossa própria energia através das diferentes circunstâncias que se apresentam nas nossas vidas”.
Forte, né?
Diz a superstição que se quebrar o espelho dá sete anos de azar. Imagine se quebrar uma alma, ainda que seja numa atitude irrefletida, ainda que seja a sua própria alma…
É um vínculo ad aeternum para ser refletido.
Repito: Você já fez o exercício do espelho?
Dica: esse conto é facilmente encontrado para leitura na internet. Segue uma trilha sonora para os Alferes: “Vapor Barato” na voz de Gal Costa e Zeca Baleiro.
Adorei a reflexão, nunca parado pra pensar no espelho…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Tenho indagações com o espelho desde criança nas aulas da história do Brasil… que se traduz na música Índios do Legião Urbana.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Verdade!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ah, espelho , espelho d’alma… Alma não se vê no espelho…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Nossa! Amei isso! Alma se vê nos olhos.
CurtirCurtido por 1 pessoa
😍
CurtirCurtir