
O vento, o verde, o céu, o sol
Balançam papéis no varal
A água, as cores, a ponta dos dedos
Os sonhos, os medos, os desejos
Todo o Universo em folhas
É o recital da reciclagem
Onde fibras cantam
Na tela da vida
Onde a arte apura
E cura.
Esse poema surgiu enquanto eu assistia a banca examinadora dos formandos do curso de pós graduação em Psicologia Transpessoal da ALUBRAT turma 2021.
A artesã, e agora terapeuta transpessoal, Gizelma Fernandes falou com tanto amor de seu trabalho com papéis artesanais que me comoveu.
Mais do que a teoria que ela apresentou, mais do que as prática nas oficinas tanto recreativas quando educacionais com pessoas em situações de risco e vulneráveis, o que presenciei foi uma mulher de fibra alinhada com um propósito maior de conexão com a terra e o Universo.
Quem com as mãos e um sonho transcende a realidade através da reciclagem. Quando digo sonho é nos dois sentidos, no onírico e no ideal, em 2004 ela sonhou que trabalhava com papéis, largou tudo o que fazia e foi até concretizar a Flor de Bananeira.
Pelo que notamos, até hoje ela estuda e aprimora sua arte com foco na sustentabilidade, afetividade e beleza. Se quiserem saber um pouco mais dessa história vejam essa reportagem A arte do papel.
Eu não resisti e entrei em contato com a coordenadoria do curso para saber onde encontrar essa artesã inspiradora. Divulgo esse trabalho por gratidão, sem ganhar um tostão, por presenciar o poder de transformação e cura que ele está promovendo. Quis dividir minhas impressões com vocês. O que mais me encantei durante sua apresentação foi ela dizer:
gente o papel canta, escuta, escuta, ele canta!
@flor_bananeira – Instagram
Às vezes um olhar amoroso nos olha e pára em nós… e cria poesia, brinca com as palavras, faz arte e toca o coração da gente. Foi isso que a Cris fez. Fiquei tãão feliz com tudo que ela escreveu. Meu Deus obrigada por essas pessoas abençoadas que o Senhor coloca no meu caminho!!
CurtirCurtir
Essa professora é luz pura.
A certeza que tenho que ainda irá resgatar muitas vida.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi, também achei! E olha que tive apenas um contato online com a ela. Abraços 🙋🏽♀️
CurtirCurtir