Temas da Psicologia Transpessoal

Em novembro do ano passado assisti o Simpósio Científico dos formandos de pós-graduação em Psicologia Transpessoal da ALUBRAT, turma III Brasília e IX Campinas.

Abaixo deixo alguns breves apanhados dos temas abordados. Vocês sabem que tudo o que aprendo gosto de dividir por aqui. Conhecimento compartilhado é crescimento conjunto. Aprendemos nas trocas, nas relações, na ampliação de consciência. Tudo o que essa abordagem terapêutica recomenda.

Na turma desse ano estarei lá apresentando meu artigo científico, ui ui, já estou atrás de temas. Sugestões são bem-vindas.

Gostariam de me indicar algum assunto, ou, de mais esclarecimentos sobre a Psicologia Transpessoal?

Se sim, escreva nos comentários ou no particular, será um prazer papear


Depressão

350 milhões de pessoas sofrem de depressão no mundo

20% são mulheres 12% homens

É a quarta causa de ônus na economia

A depressão se apresenta de 3 formas: tristeza (duradoura), sintomas (corpo e mente), transtornos do humor (condição patológica de longa duração).

Freud desenvolveu os seguintes conceitos: Princípio Primário – princípio do prazer – necessidades básicas e instintivas, e, o Princípio Secundário – princípio da realidade – envolve nossas relações. A professora Vera Saldanha desenvolveu em sua tese de doutorado na UNICAMP o Princípio Terciário – princípio da transcendência – das experiências culminantes.

A espiritualidade faz parte da biologia humana, é a nossa necessidade de conexão, salientou a profa. Vera Saldanha, responsável pela pós-graduação em Psicologia Transpessoal ALUBRAT“.

Emergência Espiritual

Emergência Espiritual são estados mentais incomuns, muitos  deles tratados na psiquiatria como doenças (depressão, bipolaridade, etc.), mas na transpessoal são vistos também como crises para o despertar.

Há diferença entre Emergência Espiritual e Experiência Espiritual, a primeira é referente aos processos e crises espirituais que algumas vezes são vistos como psicoses, acontecem de forma desordenada; a segunda são os picos de expansão de consciência, as experiências culminantes que nos elevam.

A arte é uma boa alternativa para se trabalhar nas emergências espirituais, tudo o que envolve o corpo etérico, mas, o psicólogo Carls Gustav Jung recomendava não aplicar alguns exercícios como o de Imaginação Ativa (visualização criativa) em pessoas com psicoses graves como a esquizofrenia, nesses casos são melhores atividades mais concretas, que promovam aterramento, como argila, mandala, dança. 

Conheçam algumas formas como as diferentes abordagens que estudam a mente compreendem a Emergência Espiritual:

  • Psicanálise – processo degenerativo do ego, projeções.
  • Psiquiatria – doença mental, orgânica, cerebral.
  • Gestalt – autorregulação e ajustamento do ego.
  • Psicologia Transpessoal – origem tanto biológica quanto espiritual.

Parentalidade

Aqui foi apresentado sobre as lealdades invisíveis. Os pactos ou compromissos cegos que fazemos com nossos ancestrais e que afetam nosso cotidiano. Àquilo que mora no nosso subconsciente e que agimos irracionalmente, movidos pelas emoções e instintos.  

Vemos as lealdades invisíveis através dos comportamentos de repetições que escondem feridas secretas geralmente expostas em formas de transgressões, drogas, doenças, suicídios, separações, crenças limitantes, etc.

A ética, a epigenética, a transcendência; passado, presente, futuro tudo é interconectado.

A parentalidade é a influência de toda uma geração (pais, avós, cuidadores) na educação dos filhos. Por exemplo: a criança que é muito intelectualizada traz uma lealdade invisível racionalizando tudo para não sofrer, é o seu mecanismo de defesa, para ser aceita.

Orixás e as 7 Etapas da Abordagem Integrativa Transpessoal

Apresentou-se os orixás e como funciona a receptividade e desenvolvimento de uma pessoa quando chega num terreiro de umbanda até o seu desenvolvimento espiritual, passando por cantos, danças, guias e autonomia. Todas as fases que foram relacionadas com as 7 Etapas.

  1. Reconhecimento – Humildade – acolher o novo.
  2. Identificação – Coragem – ressonância emocional, solta.
  3. Desidentificação – Desapego – limpeza mental, amplia consciência.
  4. Transmutação – Compaixão – reflete nas possibilidades, desacelera, abre intuição.
  5. Transformação – – novas referências, quietude, acessa forças internas.
  6. Elaboração – Equanimidade  – compreensão global, acolhe o velho e o novo.
  7. Integração – Amor – ressignifica, olhar ampliado da situação, o que foi conquistado é incorporado na vivência diária.

Formação do Docente Integral

Quando se fala em educação está falando sobre formação humana, mas, hoje predomina a educação cognitiva, o ensino mecanizado, robótico, bancário.

Características do Docente Integral: cultiva qualidades, afirma valores, foca no positivo, trabalha com as múltiplas inteligências.

Dica: primeiro pratique o ensino que vai aplicar nos outros.

Autoformação é integrar o eu pessoal com o eu profissional em todas as dimensões, é o autoconhecimento, a aprendizagem intrínseca (de dentro para fora) e extrínseca (de fora para dentro) em conexão.

A Psicologia Transpessoal aborda o Princípio da Transcendência o que significa que os indivíduos buscam evoluir, querem a realização psicoespiritual.


Como disse, esse é só uma breve pincelada de alguns temas que foram apresentados, os demais foram:  a arte do papel na reciclagem, a arte na educação, cinema para a sensibilidade, os setênios, a jornada iniciática, palavras de poder, disfunção temporomandibular,  essenciais florais, ecoterapia, a influência de Eurípedes Barsanulfo.

7 comentários

  1. Eita: aprendendo- sugiro estes temas para futuros posts (rsrsrssrs) Os setênios, a jornada iniciática, disfunção temporomandibular, a influência de Eurípedes Barsanulfo.
    Mais um post para ajudar na preparação de aulas.
    Paz e Bem, Cris.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s