
A palavra Danke em alemão quer dizer “obrigada” e a Gedanke significa “pensamento“.
Normalmente quando se usa o prefixo “ge” na frente de um verbo é para formar o passado perfeito, o qual também acompanha os auxiliares ser (sein) ou ter (haben). O passado perfeito é a forma oral mais comum para as pessoas expressarem o decorrido, ou melhor, é a linguagem usada nas conversações informais do dia a dia aqui na Alemanha.
Mas, no caso desse Gedanke o G maiúsculo torna a palavra um substantivo.
O substantivo é a classe gramatical que dá nome as coisas, espaços, seres, sentimentos, etc. Logo, eu e você somos um, temos significado na substância.
Qual o significado do seu nome, além do nome?
No passado perfeito fomos e tivemos, isso fica registrado em nossos pensamentos em forma de memórias, crenças, histórias. No substantivo externalizamos e eternizamos tudo o que fazemos com o nosso ser e ter.
Se o ato de tomar consciência (pensamento) e a expressão de agradecimento (obrigada) moram na mesma raiz, podemos traduzir que seja na classe gramatical, seja no tempo verbal, seja na língua germânica ou em outra língua humana, a reflexão e a gratidão caminham juntas no cotidiano e onde as palavras não chegam.

“Qual o significado do seu nome, além do nome?” – Li algo substancial a respeito disso (aqui, sem trocadilho com Substantivo-Gedanken, hehe) no livro “Todos os Nomes”, do José Saramago.
“Mehr Licht” foram as últimas palavras de Johann Wolfgang von GOETHE.
Um abraço, e uma boa segunda-feira.
Darlan
CurtirCurtido por 1 pessoa
Palavras que continuam ecoar… Abraços meu caro amigo e “faça” uma excelente semana.
CurtirCurtir
Será… depois de amanhã, 13 de Maio, Dona MARIA JOSÉ completará 90 Anos. Postarei algo. A Família levou-a para os EUA, na quarta-feira passada. Como não é todo dia que alguém faz 90 anos andando e cantando e fazendo petiscos e tecendo croché e tricõ, eis que a Festa durará do dia 13 até o dia 17, domingo de Páscoa. Só de Familiares residentes em cinco Estados, irão uns cinquenta, além de pessoas amigas, brasileiras e americanas/os. Fiquei, estou babando… hehehe.
Um abraço.
Darlan.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que notícia boa! É amanhã! Mesmo ela estando lá, sei que você também estará, mães carregam os filhos num lugar infinito que se chama lar.cor.ação. Enquanto espera o retorno dela, haja pão de queijo e saudade. 🙋🏽♀️
CurtirCurtir
Quando tiver tempo, leia a postagem sobre os 50 ANOS do “CLUBE DA ESQUINA”, no UAÍMA.
Pão de queijo, onde estás ? Já para o forno !
Até mais.
Darlan
CurtirCurtido por 1 pessoa
Atualizarei as leituras nesse feriado, por enquanto, estou no forno do intensivão do curso de alemão 🙆🏽♀️
Até mais.
CurtirCurtir
Outra interpretação para o Dasein, heiggederiano… Somos seres lançados e jogados para a gratidão.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Nossa! Que bonito!
Essa não conhecia, lá vai eu acionar o módulo pesquisa. Risos.
Abraços e boa Páscoa🙋🏽♀️
CurtirCurtido por 1 pessoa
O Dasein de Heidegger, é o Ser para a morte…
Seu Dasein é o ser para a gratidão!
CurtirCurtido por 1 pessoa