




Fiquei 14 dias sem poder caminhar no parque, quando sai do isolamento foi o primeiro lugar que me deu vontade de ir.
Rever as árvores, o lago, as aves, o gramado, as pessoas que por lá se exercitam, leem, brincam, fazem piqueniques, vivem em conexão.
Caminhar já virou uma rotina de hábito saudável, uma atividade que movimenta o corpo e preenche a mente de paisagens e paz.
Dessa vez a natureza me surpreendeu com um ovo no meio do caminho, ali flutuando na beira d’água.
Quem botou? Quem chocará? Quem acompanhará a patacada até saberem voar?
Observei o quanto a comunidade de patos e gansos cresceram nesses últimos dias. Conheci novas e diversas famílias com seus filhotes em penugens, um tanto desengonçados aprendendo as lições do nado, dos alimentos, do descanso e da fuga das crianças. Risos.
Tudo tão singelo!
Lembrei o tanto que a natureza é sábia e nos conduz, nesse mesmo lago que outrora foi congelado, agora flutuam ovos e criam aves.
Os patos identificam o momento certo de procriar, devem escutar o tilintar dos botões da primavera; reconhecem que o verão virá calorosamente aos seus filhotes; até que o outono complete suas penas para ultrapassar mais um inverno protegidos da intempéries do mundo.
Não sei se tenho valor maior que os dessas aves, também não me interesso saber, o que realmente quero conhecer é esse mistério que nos orienta. Estou em ovAção!
Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
Mateus 6:26
E, você? Me conta suas experiências de isolamento, ou, com os patos, ou, com o lago, e, porque não com os ovos?
Vide Clarice Lispector que fez um belíssimo conto “O ovo e a galinha”. Já leu?
Eu também já me arrisquei escrever alguns textos sobre ovos, pesquise aqui no blogue por: “O voo do ovo”, “Estrelar dos ovos “, “Ovos estrelados”.
Por aqui, nos últimos anos, apareceu um pato amarelo em São Paulo que botou o estado de coisas que estamos vivendo. Pato da Fiesp. Espero que os filhotes nascidos dele sejam inférteis. Rsrrsrrrrsrs
CurtirCurtir