Descrever seu ser

O organismo têm três respostas básicas à ameaça: lutar, paralisar ou fugir.

Qual é a sua?

A minha é paralisar, fico abobalhada diante de um problema ou fato inesperado, vou logo explicar os significados correspondentes dessas respostas.

A pessoa que parte para a luta tem o estilo de comportamento de hipercompensação. A que paralisa atua com resignação e a que foge é o tipo evitativo.

Acho que isso explica muito, né?

Um hipercompensador quer compensar a sua dor fazendo o outro sentir o que ele mesmo já sentiu um dia e luta para isso.

O paralisador aceita tudo resignado, o não dizer não também é uma forma de enfrentamento. A manutenção do que está deteriorado também é uma escolha, seja consciente ou inconsciente.

O evitativo procura não estar ativo para não se comprometer. Sabe os emojis dos três macaquinhos? Não vejo, não falo, não escuto? Então, é por aí.

Alguns dizem que já nasceu o quarto macaquinho. Aquele que fica vidrado no celular para não enfrentar a realidade tal como ela é.

Compreender os nossos esquemas de funcionamento, aqueles que foram formados por anos a fio, desde o ventre (ou quem sabe antes), nos ajudam à desvendar o porquê agimos como agimos e o porquê muitas histórias se repetem.

Com o autoconhecimento temos a possibilidade de aprimorar o discurso e a trajetória. Afinal não estamos aqui só para existir (comer, beber e dormir), estamos para viver com toda a plenitude de nosso ser que reverbera apesar das dores.

Se a vida é feita de muitas teorias, quero eu mesma me des_cre_ver.


Esse texto foi feito com base na Teoria dos Esquemas uma abordagem da TCCTeoria Cognitiva Comportamentalda psicologia que procura reduzir os comportamentos desadaptativos. Nela se estuda o temperamento da pessoa e trabalha as suas necessidades não atendidas, a resignificação e autonomia do ser.

5 comentários

  1. Nas circunstâncias impostas em minha vida, ora lutei, ora fugi, já mais me resignei… Por vezes, poderia ter me resignado, mas, teriam me subjugado, por isso, quando fugi, lutei, e, quando lutei, fugi da submissão. Estou resignado com isso…. Rsrsrsrsrsrs

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s