Dizem que para ser pleno é necessário:
- autonomia
- autoconfiança
- autopercepção e
- senso de pertencimento
Acontece que nem sempre estamos no “alto”, e às vezes prestamos mais atenção aos pés do que no horizonte.
E o que fazemos quando estamos assim distante de tudo o que nos sustém?
Simplesmente nada, e isso é tudo…
Soltar a imaginação
Ativa e criativa
Das lágrimas e das ilusões
Pôr os pés na água
Ainda que gelada
A grande fonte que nos desafoga das mágoas está no ar, escondida entre as areias, soprando as ondas e brincando de esconde-esconde com o sol e a lua.
Enquanto estamos atrás de conchinhas ou caixinhas para nos proteger de nossas próprias criações.
Hoje gostaria de falar com vocês sobre a imaginação ativa e/ou criativa. Já ouviram falar?
Pesquisas recentes demonstram que conseguimos nos concentrar em apenas um pensamento por vez. Já ouviram da lei metafísica da impenetrabilidade?
Acho que sim, ela diz que dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço. Pois então, quando aplicamos os nossos pensamentos em algo que sonhamos, e colocamos todos os sentidos neles, dando formas de paisagens, sons, aromas, sabores, cheiros, é como se estivéssemos vivenciando aquilo.
De fato estamos, há um momento de desligamento das preocupações cotidianas, há o relaxamento e o espaço no cérebro para descansar e formar novas sinapses, por isso que o sono, os sonhos e a meditação são tão importantes.
Estamos onde nosso corpo está, e também em todo espaço em que nossa mente pode alcançar. Assim iniciam as grandes inovações da humanidade e as pequenas soluções dos desafios cotidiano
A visualização ativa é uma das técnicas que aprendemos na Psicologia Transpessoal. Se você tiver interesse de saber mais sobre o tema, não hesite em entrar em contato comigo.

olhe para as estrelas e não para seus pés” STEPHEN HAWKING
Dá pra tentar entender as coisas olhando pro céu buscando deus ou olhando pra baixo procurando o diabo. Fora da dicotomia religioso, tudo perpassa o ser humano. Foco no passado como experiência. Imersão no futuro como projeção. E tudo é válido. Mas esses momentos filosóficos não são plenos. São contemplativos. A vida acontece de fato quando se esquece o que é vida. Mas é só um pensamento neurótico meu. Belos escritos, as usual.
CurtirCurtido por 1 pessoa
“Experiência e projeção…
a vida acontece quando se esquece o que é vida!”
Isso é muito poético!
Agradeço esse comentário tão agregador.
CurtirCurtido por 1 pessoa