Conheça a Psicologia Transpessoal

Aqui vai um esquema, em forma de flor, para se compreender do que a Psicologia Transpessoal aborda.

Estou na fase final dessa pós-graduação, na semana passada apresentei meu artigo para a banca examinadora, uhuu, o tema foi Poesia e Transcendência.

A Psicologia Transpessoal “por enquanto” é pouco conhecida, pois, é relativamente nova, é um ramo da psicologia que foi fundamentada academicamente nos anos 60 por alguns pensadores como Abraham Maslow e Vitor Frankl.

Mas, sua história é bem anterior à essa época… Citei Maslow porque ele ficou conhecido pela Pirâmide de Necessidades Humanas, e Frankl por causa do seu livro “Em Busca de Sentido” que conta sua experiência pessoal nos campos de concentração e da logoterapia.

Na forma prática da aplicação da Psicologia Transpessoal, há intervenções verbais, exercícios de relaxamento, reorganização mental, imaginação ativa. Dependendo da área atuante do profissional são usados recursos como mandalas, eneagrama, análise dos sonhos, escrita criativa, danças circulares e toda atividade que despertem nossa consciência.

Transpessoal siginifica “além de”, além do que é visto, além do que é conhecido, além das limitAções. O objetivo dessa abordagem é buscar o saudável que habita em cada um de nós; é promover experiências para a evolução do Ser.

Agora me diga, você já conhecia essa flor que está a desabrochar? Você conhece a Psicologia Transpessoal?

6 comentários

    1. É mesmo… trazer os símbolos do inconsciente pessoal e/ou coletivo, nos dá a compreender mais sobre nosso funcionamento. É de lá que vem as artes, a poesia, a gratidão. Claro que também tem o lado sombra, o qual também precisa ser acolhido para nos assombrar menos…
      Nossa fui longe, risos, adoro esse assunto. Até mais 🙋🏽‍♀️

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s