
Senhoras e senhores,
hoje venho apresentar para vocês Teresa Bz
Seus sons e poesias.
DESAMERICANIZAR é uma música alerta sobre desvalorização cultural, patrimonial e histórica do povo brasileiro.
Desde a Semana de Arte Moderna de 1922, artistas vêm se mobilizando para uma arte mais autêntica e nacional. Na época ícones como Mário de Andrade, Oswaldo de Andrade, Di Cavalcanti, entre outros, apresentaram suas obras de poesias, pinturas, esculturas com o foco de valorizar a identidade e a cultura brasileira, e criticar as produções europeias que retratavam o Brasil com uma imagem selvagem e rudimentar.
O Brasil foi colonizado por Portugal, logo, toda arte reconhecida eram as trazidas da Europa; muitos dos artistas europeus retratavam nossas paisagens como lugares para serem desbravados, e nosso povo (indígenas) como primitivos e perigosos.
O tempo passou, veio a escravidão; a imigração (italianos, espanhóis, alemães, japoneses, etc.) como mão de obra barata; a industrialização com seus produtos em massa. Ainda assim, a arte que prevalecia era a do exterior. A Semana da Arte Moderna foi uma expressão de basta que ressoou mundialmente.
Mas, trocaram apenas os cenários… Atualmente o “sonho americano” é o que está em voga e isso é incentivado pela indústria de consumo e a indústria cultural. Os EUA virou o modelo, o desejo e o pesadelo de muitos brasileiros.
Os latinos americanos não são filiais da América do Norte e necessitam cada vez mais reconhecerem e assumirem suas identidades.
Desamericanizar toca (nos dois sentidos da palavra) nessa reflexão que começou lá em 1922 e necessita progredir. Desamericanizar é o clipe de estréia da cantora Teresa Bz que em breve lançará o projeto QUE TUDO SEJA FLOR.
DEIXA FALAR, vem como estilo de samba, na letra dessa música a cantora expressa um desejo de alma quando diz “deixa eu cantar”.
Quem conhece a história dessa paulistana sabe que ela respira música. É uma fã inveterada de Elis Regina (aliás o último vídeo abaixo é um tributo à Elis); aprendeu tocar violão sozinha quando criança; formou-se em psicologia e fez carreira profissional no mundo corporativo.
Nesse interim seu sonho musical estava adormecido, até que veio a pandemia e a necessidade de “voltar para casa” rever seus valores, vontades e ir em busca de realizações.
Admirável, né?
Logo nas primeiras semanas de lançamento Desamericanizar de Teresa Bz foi indicada em publicações especializadas como Noize, Supernova, Prêmio Jovem, PopNow, Outra Frequência.
Enfim, convido vocês para conhecerem e interagirem com o trabalho dessa proeminente poeta, compositora e cantora Teresa Bz. Nossa voz do Brasil.
Preciso conhecer…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigado por apresentá-la.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Pensei muito em você enquanto eu escrevia, essa Desamericanizar é filosofia pura. Se quiser dá pra trabalhar na sala de aula. Boa semana 🙋🏽♀️
CurtirCurtido por 1 pessoa
Vou pesquisar e ver como fazer.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu sempre achei que o Brasil devia desamericanizar e se aproximar mais da Europa, e claro, da América do Sul.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Brasil, Brasil… um país a ser descoberto pelos brasileiros.
CurtirCurtido por 1 pessoa